Banco Intermediário – A P6câmbio explica

0
57
Bancos Intermediários

Os Bancos Intermediários são muito comuns nas operações de remessa de valores entre países. O problema disso é que, ao passar por mais bancos, os custos da transferência internacional vão aumentando mais e mais.

Diversas taxas compõem o custo final de uma transferência internacional – e uma delas pode corresponder ao pagamento a um Banco Intermediário.

De qualquer forma, é importante entender o que é um banco intermediário, como funciona, e qual a melhor maneira de economizar nessas taxas.

Você saberá como a P6câmbio funciona: nossa plataforma foi desenvolvida com os mais altos padrões de segurança e tecnologia para você realizar transferências internacionais sem burocracia, evitando as taxas abusivas impostas por instituições financeiras tradicionais e o mais importante: garantindo segurança e agilidade em todo processo com a melhor taxa do mercado!

Logo que recebemos o pagamento de sua remessa, registramos a operação junto ao Banco Central do Brasil e damos início ao processo de envio através de nossos bancos parceiros. Caso necessário, o banco parceiro utiliza bancos intermediários para viabilizar o processo de envio e, desta forma, garantir que seu dinheiro chegue até o destinatário de maneira fácil, simples e segura.

A utilização do banco intermediário não é sempre obrigatória. Porém, muitas vezes é necessária.

O que é um Banco Intermediário

Um Banco Intermediário atua em nome do banco que receberá a remessa para possibilitar o recebimento do dinheiro, já que existem algumas restrições de bancos internacionais.

Geralmente o banco faz o envio da remessa em uma moeda diferente daquela em que será recebido no banco de destino. Como alguns bancos do local de destino não aceitam esse dinheiro sem ser na moeda de destino, o banco intermediário entra em ação para converter e repassar o valor ao banco final.

Quando o banco intermediário é necessário

Os bancos intermediários são utilizados em duas situações. A mais comum é no processo de conversão dos valores para a moeda recorrente no país do destinatário. Neste caso, o banco indica um intermediário para receber e converter os valores na moeda da conta do cliente, já que o banco final não aceita remessas enviadas diretamente.

Além dos casos em que a remessa não é aceita diretamente, estes bancos são também utilizados quando a moeda enviada é diferente da recorrente do país de destino (ex: envio de dólar americano para a Inglaterra).

Como no exemplo anterior, o banco intermediário não será obrigatoriamente utilizado, já que alguns bancos podem sim receber a moeda estrangeira sem a necessidade de um intermediário. Fique atento às informações dadas pelo destinatário e confirme se o banco intermediário é realmente necessário com o beneficiário.

Onde encontro o banco intermediário

Os dados do banco intermediário sempre serão informados pelo banco de destino da remessa. Peça essa informação ao beneficiário e confirme a necessidade do intermediário. Caso o envio seja para sua conta no exterior, entre em contato com o banco internacional para verificar.

Como preencher o campo “Banco Intermediário

Logo após você selecionar o motivo da remessa, o nome do beneficiário e o país de destino, os dados bancários serão solicitados.

É nesta etapa em que os dados do banco intermediário devem ser inseridos.

O que pode acontecer se eu não preencher este campo

Para que não haja problemas como bloqueio de valores, cancelamento de sua transferência e o mais importante: cobrança de taxas indevidas dos bancos no exterior, é muito importante que os dados do banco intermediário sejam informados corretamente.

Quando o banco intermediário é exigido e os dados do mesmo não são inseridos, existe a possibilidade de sua remessa ser cancelada ou que taxas adicionais dos bancos intermediários sejam descontadas do valor final informado em sua simulação.

Por isso, é muito importante que você não se esqueça de confirmar a necessidade do banco intermediário.  

O que devo saber antes de realizar uma transferência para outro país

Lembre-se sempre que, para realizar um envio para o exterior, é necessário prestar bastante atenção na cotação da moeda no dia! Com as flutuações do mercado, seu dinheiro pode valer mais ou menos em relação à moeda estrangeira. Não deixe de acompanhar essas variações em tempo real no site da P6câmbio e utilizar nosso simulador antes de qualquer operação!  

Transferências locais e transferências internacionais

A realização de operações internacionais pressupõe a cobrança de certas taxas. Despesas SWIFT, por exemplo, correspondem aos custos de comunicação entre bancos de diferentes países, assim como custos extras motivados pela conversão de bancos intermediários. Portanto, sempre que houver transferência internacional direta entre bancos, haverá um custo acrescido.

A taxa de câmbio

A taxa de câmbio se refere ao padrão de câmbio escolhido e utilizado pelo operador. Para entender sobre o assunto, é necessário que você compreenda a diferença entre o câmbio comercial e o turismo:

Câmbio comercialCâmbio turismo
Corresponde à média entre o valor das trocas entre países. Por isso, ele é o câmbio exato, e demonstra o quanto uma moeda efetivamente vale em relação à outraUtiliza o câmbio comercial como base, mas a ele acrescenta um valor extra, como forma de cobrir despesas referentes ao uso do dinheiro em espécie

Ao contrário da maioria dos operadores de câmbio, a P6câmbio utiliza o câmbio comercial como base para todas as suas operações. Significa dizer: não são acrescidas taxas ocultas, oferecendo-se aos usuários o câmbio justo, real, transparente e sem letrinhas miúdas.

Além disso, no momento em que você indicar o valor a ser enviado, aparecerá todos os custos referentes à operação: tarifa cobrada pelo serviço e IOF. Assim, você sabe exatamente o quanto está pagando e o quanto será recebido pelo beneficiário – sem surpresas desagradáveis guardadas para o final.

Sobre a P6câmbio

A P6câmbio é uma fintech de pagamentos que facilita suas operações cambiais entre o Brasil e o Mundo. Oferece assessoria completa em câmbio e uma equipe altamente qualificada, garantindo agilidade e segurança em todas as operações da sua empresa com as melhores taxas de câmbio, atuamos com câmbio Turismo e Comercial.

Moeda em Espécie

Compre online dólar, euro, libra esterlina e muitas outras moedas estrangeiras em espécie.

Receba no local de preferência, por meio do nosso serviço de entrega, e o melhor, o Delivery é grátis com seguro.

Cartão Pré-Pago Internacional

Compre ou recarregue online o seu cartão pré-pago internacional Cash Passport Mastercard.

Com ele você fica livre de anuidade e das variações do câmbio, além de viajar com até 6 moedas estrangeiras em um único cartão.

Recarregue com dólar, euro, libra, dólar canadense, australiano ou neozelandês.

Importação

Pagamento de Importações é uma natureza de operação voltada para compras de comércio exterior através da P6câmbio, você poderá realizar pagamentos em moeda estrangeira, para importações de máquinas, peças, veículos e diversos outros produtos adquiridos no exterior.

Para esta natureza, não se aplica IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Basta apresentar a documentação referente à operação como por exemplo: Invoice, LI – Licença de Importação, BL – Bill of Landing e/ou DI – Declaração de Importação quando aplicável.

Exportação

Pagamento de exportações é ideal para empresas que precisam receber o dinheiro das vendas realizadas no exterior através da P6câmbio, sua empresa recebe sem burocracia e complicação, todos os pagamentos relativos às vendas no exterior, já convertidos em reais.

Para recebimentos nesta natureza, não se aplica IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).Basta apresentar a documentação referente à operação como por exemplo: Invoice, RE (Registro de Exportação), SD (Solicitação de Despacho) e/ou DUE (Declaração Única de Exportação) quando aplicável.

Pagamento de Serviços Diversos no exterior

Realize pagamentos ou recebimentos de serviços jurídicos, técnicos, profissionais ou administrativos, além de serviços de consultoria, através da P6câmbio, especialista em câmbio no Brasil.

Para envios e recebimentos desta natureza tenha em mãos o contrato de prestação de serviço e/ou Invoice.

Para envios desta natureza aplica-se 0,38% de IOF e Imposto de Renda. Não há IOF para recebimentos. Consultar alíquotas.

Facilitamos suas operações cambiais entre o Brasil e o Mundo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here