Código SWIFT / BIC – A P6câmbio explica!

1
76

SWIFT é a sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication ou Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, em português.

Na hora de fazer uma transferência internacional, um dos dados essenciais é o código SWIFT, e uma das taxas pagas é a taxa SWIFT. Uma taxa e um código com o mesmo nome? Sim, isso mesmo, entenda por quê.

Ela conecta instituições financeiras pelo mundo para permitir o envio e o recebimento de dinheiro.

História da SWIFT  

A Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais foi fundada em 1973, por 293 bancos de 15 países, com sede na Bélgica.

Em 1977, o sistema de mensagens entre os bancos passou a operar e, já nos primeiros 12 meses, foram trocadas 10 milhões de mensagens.

No último levantamento feito pela SWIFT, em 2014, o sistema contava com mais de 10 mil usuários e cerca de 56 bilhões de mensagens trocadas entre as instituições.

What is a SWIFT Code? • Guide to SWIFT and BIC Codes

O código Swift / BIC conecta instituições financeiras ao redor do mundo. Os bancos cobram o serviço e os preços variam. O Swift, entretanto, não é uma taxa.

O código SWIFT, também conhecido como BIC, permite que as contas das instituições financeiras ao redor do mundo se conectem e a transferência de valores aconteça. Além desse código, é necessário o IBAN, que identifica a conta do beneficiário para transferências internacionais.

Para que esse processo seja feito, cobra-se uma taxa, que ajuda a manter o sistema em funcionamento. Em resumo, a taxa SWIFT ou taxa de transferência é cobrada para que se possa usar o código SWIFT.

Onde encontrar o código SWIFT

Ele pode ser encontrado no contrato de abertura de conta, no extrato bancário ou na seção de transferências internacionais nos sistemas online dos bancos.

Também é possível encontrar ou conferir um código no site da SWIFT. Você vai precisar do nome do banco, cidade e país para onde o dinheiro será enviado.

Como é o código SWIFT  

What Is A SWIFT Code? | OFX

O código SWIFT é constituído de 8 a 11 caracteres,
sendo que os 8 primeiros são obrigatórios e os 3 últimos opcionais.

Exemplo:

AAAA BB CC DDD

AAAA – Código da instituição, somente letras
BB – Código do país, somente letras
CC – Código de localização, letras e códigos
DDD – Código da agência, letras e dígitos (opcional)

Quanto custa o serviço SWIFT

O valor cobrado pelo sistema SWIFT é flexível depende do banco, podendo chegar a 50 dólares americanos.

A P6câmbio cobra um valor bem reduzido SWIFT podendo chegar a zero

A taxa é absorvida pela plataforma, deixando as transações mais baratas do que os bancos tradicionais.

A informação da SWIFT aparece no recebido de cada operação realizada. Nos casos em que a taxa é isenta, o valor aparece zerado.

Como funciona o sistema SWIFT  

Nesse sistema, a operação não é feita com dinheiro em espécie, a transferência de valores de um banco para outro se dá por meio de dados criptografados.

O sistema codifica as informações enviadas pela rede para assegurar o sigilo e evitar fraudes.

Cada banco tem um código SWIFT único, que é identificado pela rede para concluir a operação e, assim, transferir o valor de uma conta a outra.

Sobre a P6câmbio

A P6câmbio é uma fintech de pagamentos que facilita suas operações cambiais entre o Brasil e o Mundo. Oferece assessoria completa em câmbio e uma equipe altamente qualificada, garantindo agilidade e segurança em todas as operações da sua empresa com as melhores taxas de câmbio, atuamos com câmbio Turismo e Comercial.

Moeda em Espécie

Compre online dólar, euro, libra esterlina e muitas outras moedas estrangeiras em espécie.

Receba no local de preferência, por meio do nosso serviço de entrega e o melhor, o delivery é grátis com seguro.

Cartão Pré-Pago Internacional

Compre ou recarregue online o seu cartão pré-pago internacional Cash Passport Mastercard.

Com ele você fica livre de anuidade e das variações do câmbio, além de viajar com até 6 moedas estrangeiras em um único cartão.

Recarregue com dólar, euro, libra, dólar canadense, australiano ou neozelandês.

Importação

Pagamento de Importações é uma natureza de operação voltada para compras de comércio exterior através da P6câmbio, você poderá realizar pagamentos em moeda estrangeira, para importações de máquinas, peças, veículos e diversos outros produtos adquiridos no exterior.

Para esta natureza, não se aplica IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Basta apresentar a documentação referente à operação como por exemplo: Invoice, LI – Licença de Importação, BL – Bill of Landing e/ou DI – Declaração de Importação quando aplicável.

Exportação

Pagamento de exportações é ideal para empresas que precisam receber o dinheiro das vendas realizadas no exterior através da P6câmbio, sua empresa recebe sem burocracia e complicação, todos os pagamentos relativos às vendas no exterior, já convertidos em reais.

Para recebimentos nesta natureza, não se aplica IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).Basta apresentar a documentação referente à operação como por exemplo: Invoice, RE (Registro de Exportação), SD (Solicitação de Despacho) e/ou DUE (Declaração Única de Exportação) quando aplicável.

Pagamento de Serviços Diversos no exterior

Realize pagamentos ou recebimentos de serviços jurídicos, técnicos, profissionais ou administrativos, além de serviços de consultoria, através da P6câmbio, especialista em câmbio no Brasil.

Para envios e recebimentos desta natureza tenha em mãos o contrato de prestação de serviço e/ou Invoice.

Para envios desta natureza aplica-se 0,38% de IOF e Imposto de Renda. Não há IOF para recebimentos. Consultar alíquotas.

Facilitamos suas operações cambiais entre o Brasil e o Mundo!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here