Código IBAN – International Bank Account Number – A P6câmbio explica!

0
53

Código IBAN é a sigla de International Bank Account Number, ou Número Internacional de Conta Bancária, em português.

É um código internacional que padroniza a identificação das contas bancárias.

O objetivo do código IBAN é diminuir ao máximo possíveis erros entre as transferências internacionais, já que existem muitas instituições bancárias, cada uma delas com diversas agências espalhadas pelo mundo, divididas entre os estados e as cidades. Para isso, foi criado um código padronizado que funciona como número de conta para operações internacionais.

Esse número foi regulamentado como padrão de identificação no Brasil em 14 de fevereiro de 2013, pelo Banco Central por meio da Circular Nº 3.625. O novo padrão foi estabelecido em consenso com as associações de bancos do país.

Como é constituído um Código IBAN

No Brasil, o código IBAN é formado por 29 caracteres alfanuméricos no total. Esse número pode variar de país para país.

  • As duas primeiras letras representam o código do país
  • Os dois dígitos na sequência são o código verificador
  • Os próximos oito números são o código identificador do banco no BACEN
  • Depois há o número da agência bancária
  • Em seguida o número da conta do cliente
  • A letra na sequência diz se a conta é corrente ou poupança
  • Por último, um número indica quantos titulares há na conta

Em outros países, o código IBAN pode ter até 34 caracteres. Atualmente 69 países utilizam o código em suas transações. A lógica de composição do código é padronizada, como no exemplo acima.

Descobrindo o código IBAN de cada banco

A numeração do código IBAN está disponível no contrato de abertura da conta ou na seção de transferências internacionais da área do seu internet banking.

Também é possível consultar ou validar um número no site do IBAN (que tem versão em português). Para encontrar o número clique em “calcular IBAN”. Para validar um código, clique em “Validar IBAN”. Há também a opção de ligar para a agência ou gerente da conta e pedir o código IBAN.

OBS. O IBAN muda de acordo com a agência e com a conta. Algumas instituições financeiras exigem IBAN e SWIFT para realizar as transferências, outras apenas um dos códigos.

Qual é a diferença entre código IBAN e SWIFT

O IBAN funciona como um número de conta. Assim como os dados de agência e conta, que usamos no Brasil para transferências bancárias, ele é usado para identificar a conta de destino das remessas internacionais.

Já o SWIFT é um sistema que conecta as instituições financeiras pelo mundo. Ele codifica as informações enviadas pela rede para assegurar o sigilo e evitar fraudes. Cada banco tem um código SWIFT único, que é identificado pela rede para concluir a operação e, assim, transferir o valor de um banco para outro.

Leia também o nosso artigo sobre SWIFT

Sobre a P6câmbio

O que saber sobre a P6câmbio?

A P6câmbio é uma fintech de pagamentos que facilita suas operações cambiais entre o Brasil e o Mundo. Oferece assessoria completa em câmbio e uma equipe altamente qualificada, garantindo agilidade e segurança em todas as operações da sua empresa com as melhores taxas de câmbio, atuamos com câmbio Turismo e Comercial.

Moeda em Espécie

Compre online dólar, euro, libra esterlina e muitas outras moedas estrangeiras em espécie.

Receba no local de preferência, por meio do nosso serviço de entrega, e o melhor, o Delivery é grátis com seguro.

Cartão Pré-Pago Internacional

Compre ou recarregue online o seu cartão pré-pago internacional Cash Passport Mastercard.

Com ele você fica livre de anuidade e das variações do câmbio, além de viajar com até 6 moedas estrangeiras em um único cartão.

Recarregue com dólar, euro, libra, dólar canadense, australiano ou neozelandês.

Importação

Pagamento de Importações é uma natureza de operação voltada para compras de comércio exterior através da P6câmbio, você poderá realizar pagamentos em moeda estrangeira, para importações de máquinas, peças, veículos e diversos outros produtos adquiridos no exterior.

Para esta natureza, não se aplica IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Basta apresentar a documentação referente à operação como por exemplo: Invoice, LI – Licença de Importação, BL – Bill of Landing e/ou DI – Declaração de Importação quando aplicável.

Exportação

Pagamento de exportações é ideal para empresas que precisam receber o dinheiro das vendas realizadas no exterior através da P6câmbio, sua empresa recebe sem burocracia e complicação, todos os pagamentos relativos às vendas no exterior, já convertidos em reais.

Para recebimentos nesta natureza, não se aplica IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).Basta apresentar a documentação referente à operação como por exemplo: Invoice, RE (Registro de Exportação), SD (Solicitação de Despacho) e/ou DUE (Declaração Única de Exportação) quando aplicável.

Pagamento de Serviços Diversos no exterior

Realize pagamentos ou recebimentos de serviços jurídicos, técnicos, profissionais ou administrativos, além de serviços de consultoria, através da P6câmbio, especialista em câmbio no Brasil.

Para envios e recebimentos desta natureza tenha em mãos o contrato de prestação de serviço e/ou Invoice.

Para envios desta natureza aplica-se 0,38% de IOF e Imposto de Renda. Não há IOF para recebimentos. Consultar alíquotas.

Facilitamos suas operações cambiais entre o Brasil e o Mundo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here