Arrumar as malas de forma eficiente com o método Marie Kondo

1
106
Crédito: Divulgação Marie Kondo diz ter método infalível de organização

A japonesa mais famosa dos últimos tempos, especialista em organização pessoal, estudou o assunto durante anos, testou centenas métodos e, por fim, desenvolveu o seu método de arrumar malas de forma eficiente.

Marie Kondo trabalhou como consultora e deu aulas sobre organização até finalmente publicar seu primeiro livro, A Mágica da Arrumação, em 2011. O segundo livro, Isso Me Traz Alegria, um guia ilustrado do método, foi lançando no ano seguinte.

Sua proposta de arrumação, baseada inicialmente no descarte de itens que não provocam felicidade, tem ganhado incontáveis adeptos mundo afora.

E qual é a razão de tanto sucesso? Os milhões de exemplares vendidos de seus dois livros, A Mágica da Arrumação e Isso Me Traz Alegria, e a série da Netflix estrelada por ela, Ordem na Casa com Marie Kondo, que estreou em 2019. Arrumar nunca esteve tão na moda!

Como funciona o método KonMari?

1) Descartar é preciso

Se você apenas organizar tudo aquilo que tem em casa, pouquíssimo provável que vá ter um ambiente verdadeiramente arrumado. Somos acumuladores por natureza, por isso, o primeiro passo é descartar e o segundo é arrumar.

A lógica do método é bastante simples: “o trabalho envolve basicamente duas ações: decidir se vai ou não jogar algo fora e depois definir onde guardá-lo”. Bem e como decidir se devo guardar ou jogar fora? Veja na sequência.

2) Pense: isso te traz alegria?

Essa pergunta peculiar é a origem do sucesso do método KonMari. Nada de abordagem sustentável ou truques milagrosos: você precisa decidir o que guardar baseado apenas nos seus sentimentos. Não importa o tipo de objeto – roupas, livros ou fotos de infância – a lógica é sempre a mesma.

Como seguir à risca a proposta de Kondo? Você deve analisar individualmente cada item, segurando-o com as duas mãos e prestando atenção na maneira como seu corpo reage. Se provocar alegria, você sentirá uma emoção boa. Nesse caso, guarde. O que não despertar esse sentimento, doe.

3) Organize por categorias

Por onde começar a organizar tudo que acumulamos ao longo da vida? Para que o método possa ser bem-sucedido, deve-se organizar por categorias e não por cômodos. Assim, quando for organizar roupas, junte todas as peças, mesmo que estejam em diferentes cômodos, e análise uma a uma.

Existe uma ordem das categorias a ser respeitada: roupas, livros, papelada, komono (itens diversos) e itens de valor sentimental. Respeitar essa ordem contribui para a efetividade do método. Ninguém dúvida de que desapegar de um casaco é mais fácil do que de cartas antigas, certo?

Como dobrar as roupas

No livro Isso Me Traz Alegria, um guia ilustrado da mágica da arrumação, Marie Kondo ensina como organizar e guardar cada tipo de item das cinco categorias. Para aprender a como arrumar as malas, o mais interessante é entender o método de dobrar roupas. Serve para o seu armário e para a sua bagagem!

Embora no livro Kondo explique detalhadamente como dobrar cada tipo de roupa (partes de cima, partes de baixo, vestidos e saias, meias, roupas íntimas…), o objetivo é sempre o mesmo: dobrar em formato de retângulo,de modo que as roupas possam ficar “em pé” sozinhas.

São apenas três passos no método básico de dobrar roupas:

  1. Dobre as pontas do “corpo” da roupa em direção ao centro para formar um retângulo;
  2. Dobre o retângulo ao meio no comprimento;
  3. Dobre novamente ao meio ou em três partes.

Depois de dobradas dessa maneira, bastará agrupar os itens e guardá-los juntos na mesma gaveta ou prateleira. Desse modo, na vertical, você será capaz de visualizar todas as peças ao mesmo tempo. O modo tradicional, na horizontal, com as roupas empilhadas, não garante a mesma facilidade.

Agora sim: como arrumar as malas?

Desde que as regras sobre bagagem despachada mudaram, saber como arrumar uma mala se tornou praticamente um dever. Depois de entender basicamente o método de organização da Marie Kondo, não ficou mais fácil perceber como isso facilitará sua vida de viajante?

Se o seu guarda-roupa tiver apenas as peças que lhe trazem alegria, o momento de escolher o que levar será muito mais simples! Quem sabe você até se torne capaz de viajar apenas com a bagagem de mão.

Marie Kondo compartilha também algumas dicas práticas sobre como organizar uma mala de viagem:

  • Separe os itens por categorias;
  • Dobre todas as roupas utilizando o método KonMari;
  • Guarde cada par de sapato em uma sacola separada;
  • Utilize necessaires para guardar cabos e outra para maquiagens;
  • Transfira loções e artigos de higiene pessoal para frascos menores;
  • Use os compartimentos retos para os documentos da viagem.

No momento de colocar tudo na mala, o ideal é que as peças sejam colocadas na vertical, da mesma maneira que nas gavetas do guarda-roupa, de modo que você possa visualizar todos os itens quando a mala estiver aberta. Casacos e outras peças muito grandes podem ir por cima do restante.

Agora que você já sabe como arrumar suas malas e, precisa comprar a moeda estrangeira? 😉. Acesse nossa plataforma e faça uma simulação é tudo fácil, simples, transparente e sem letrinhas miúdas e a entrega é grátis, receba sua moeda em casa ou no escritório acesse: pryorexchange.com.  

Este conteúdo faz parte da missão da Pryor Exchange de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira e, auxiliar na economia e planejamento da sua viagem.

Viaje o mundo com a Pryor Exchange!!!!!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here